O setor elétrico brasileiro está em constante transformação, com novos desafios e oportunidades para a inovação. Para acompanhar esse cenário, a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, lançou o PEQuI (Plano Estratégico Quinquenal de Inovação) 2024-2028, um instrumento de planejamento que define as metas e os temas estratégicos para o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) das empresas reguladas.
Os sete temas estratégicos do PEQuI
O PEQuI tem como objetivo aumentar e priorizar a produção de inovação no setor de energia elétrica até 2028, com foco em sete temas estratégicos:
- Digitalização do Setor Elétrico Brasileiro (SEB);
- Sistemas de armazenamento de energia;
- Cibersegurança;
- Hidrogênio;
- Eletrificação da economia;
- Energias renováveis, Meio ambiente e Mudanças climáticas;
- Novas tecnologias de suporte – Inteligência Artificial, Realidade virtual e aumentada.
Esses temas foram escolhidos com base em uma análise de tendências, cenários e desafios do setor elétrico, bem como em uma ampla consulta pública que contou com a participação de 59 empresas, entidades e especialistas, que enviaram 1.679 contribuições.
O PEQuI também apresenta indicadores de acompanhamento dos portfólios das empresas, com respectivas metas e pesos, para avaliar o impacto e o retorno dos projetos de inovação. Além disso, o plano prevê mecanismos de transparência, fiscalização, integração e incentivo à inovação, como a criação de startups, a geração de patentes e a melhoria da prestação do serviço de energia elétrica e do atendimento ao consumidor.
Conclusão
O PEQuI é uma iniciativa pioneira e estratégica da ANEEL, que visa tornar o PDI ANEEL referência mundial em inovação em rede no setor de energia elétrica. Com o PEQUI, a ANEEL espera estimular a cultura de inovação nas empresas reguladas e na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.